ARTIGOS ORIUNDOS DO CURSO DE PÓS E DO PROJETO ESCOLA OUTRA: de 2021 a 2022.
BATISTA, Valdecir Alves Assunção. Educação infantil e a relação de gênero: a figura masculina na educação de zero a três anos. Educação Básica Revista (EBR), v. 8, n. 1, 2022. https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/85
BERTINI, Vanessa Amanda. ALVES, Elizabeth Conceição. O ensino de ciência no Ensino Fundamental II e a formação continuada de professores. Educação Básica Revista (EBR), v. 8, n. 1, 2022. https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/88
CAMBIAGHI, Rodrigo; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. Ateliês biográficos de projeto: uma possibilidade presente nas aulas de educação física escolar na rede pública de ensino. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 54-71, setembro-dezembro/2022. https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1887/788
FREDDI, Regina Lúcia Moreira; ALVES, Elizabeth Conceição. A compreensão leitora no grupo de apoio no município de Hortolândia-SP; experiências pedagógicas de uma professora. Educação Básica Revista (EBR), v. 8, n. 1, 2022. https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/87
LUZ, Ana Carolina Galdino; Silva, Flávio Caetano. O eu, o outro e o nós: mobilizações e inspirações no contexto escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 43-53,setembro-dezembro/2022.
https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1851/787
MACEDO, Fabiana de Carvalho; NOVAES, Daniel. A relação entre o brincar e o aprender na educação infantil: formas outras de imaginar e criar em tempos de habilidades e competências. Revista Linha Mestra, n 48, p. 103-113, set-dez 2022 https://doi.org/10.34112/1980-9026a2022n48p103-113
MEDEIROS, Yuri Diogo de; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Um olhar do zelador: a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar. Educação em Revista, V.22, nº 2. 2021.
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educac22aoemrevista/article/view/11743
NASCENTE, Renata Maria Moschen; BREDA, Alice Cristina. O papel social da escola na educação: do controle ao respeito integral do saber. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 251-260, maio-agosto/2022.
https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1571
NÉRI, Ane Katerine Medina; ONOFRIO, Roberto Marcos Gomes. Jornalismo como saber na Escola Outra: o uso pedagógico da notícia em sala de aula. Educação On-line Puc-Rio. v. 18 n. 44 (2023)
https://doi.org/10.36556/eol.v18i44.1329
ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. A narrativa autobiográfica na formação docente. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 83-94,setembro-dezembro/2022.
https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1888/790
POLVERE, Susimara de Souza. ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. A tecnologia no ambiente escolar em tempos de pandemia. Educação Básica Revista (EBR), V. 7, nº 1, 2021
http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/51
RIBEIRO, Leni da Silva; MATTOS, Hellen Cristina Xavier da Silva. Um estudo da arte sobre a trajetória escolar e a prática pedagógica. Revista Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 341-360, jan./mar. 2023 https://doi.org/10.55028/pdres.v10i22.16289
SCAGLIA, Fabrina Terezinha Falaguasta Barbosa; SILVA, Viviane Cardoso. Formação de professores: a relação do saber teórico na prática educativa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 18-29, setembro-dezembro/2022. https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1597/785
SOUZA, Adriana Cristina; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. Contribuições do processo do fazer teatral na contrução de relações de saber. Educação Básica Revista (EBR), v. 8, n. 1, 2022. https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/89
SILVA, Mariette Mari Fanton. A Relação com o saber: ações de docentes e gestores para uma aprendizagem efetiva. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 261-279, maio-agosto/2022. https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1578/768
SILVA, Flávio Caetano da. Saberes dos diretores e a cultura colaborativa. (p.65-78) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.]. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/mentoria-de-diretores-de-escola-orientacoes-praticas/
SILVA, Flávio Caetano da. As figuras do aprender de diretores e a Escola-Outra (p.99-116) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.].São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/mentoria-de-diretores-de-escola-orientacoes-praticas/
SILVA, Flávio Caetano; RODRIGUES, Fabiana da Silva Santos. Biografia e formação na escola pública. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 03-17, setembro-dezembro/2022.
https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1886/784
SOUZA, Evelyn de Oliveira; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de . Avaliação formativa e sua contribuição para os alunos com baixo rendimento escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 33, p. 31-44, setembro-dezembro/2021.
https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1628
ULIANA, Rúbia Mara Moreira Andrade; BATISTA, Raquel Aparecida. Fracasso escolar: de que é a culpa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 72-82, setembro-dezembro/2022. https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1583/789