Diante da perspectiva dos procedimentos de formação conduzidos sob as condições dos Ateliês Biográficos de Projeto (DELORY-MOMBERGER, 2014), o curso oferecerá educação continuada pautada na demanda crescente dos profissionais da educação e na necessidade de proporcionar um ensino de qualidade em tempos de profundas clivagens sociais. Tais clivagens sociais estão atingindo a escola e a sala de aula, deixando atônitos os atores escolares, uma vez que o volume de informações disponíveis na Internet é extremamente elevado, tornando-se a cada dia mais veloz e mais efêmera a realidade, em uma liquidez vertiginosa (BAUMAN, 2011).
Objetivos Específicos
- Estudar os princípios da relação com o saber (CHARLOT, 2000); Os procedimentos de formação conduzidos sob as condições dos Ateliês Biográficos de Projeto por meio da obra: Biografia e Educação Figuras do indivíduo-projeto (DELORY-MOMBERGER, 2014); Às questões e elementos que contribuem para a educação e formação de adultos atualmente, diante do artigo: A formação de adultos confrontados pelo imperativo biográfico (DOMINICÉ, 2006).
- Constituir as histórias de vida dos participantes do ateliê, que permite a produção de novos saberes sobre a trajetória de vida e de formação escolar, tanto de agentes educacionais quanto de alunos (as) da escola pública.
- Identificar e compreender os projetos de vida e de trabalho de diretores (as), de coordenadores (as) pedagógicos (as), de professores (as) e de servidores (as) na educação.
- Identificar e analisar as clivagens sociais vividas no âmbito do cotidiano escolar dos atores escolares, considerando as visões que têm de si, de seus pares e dos (as) alunos (as).