Sejam bem-vindas e bem-vindos!

Este projeto, coordenado pelo Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva do Departamento de educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em cooperação com Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Hortolândia-SP, busca Promover uma formação continuada ímpar, aos profissionais da Rede Municipal de Educação de Hortolândia e Município do estado de São Paulo e outros estados do país,  convidados. considerando como público: diretores (as), assistentes de direção, coordenadores (as) pedagógicos (as), professores (as), educadores (as), agentes educacionais e servidores (as) da educação, voltada para os estudos das relações com o saber e com a instituição no âmbito de seus projetos, estabelecendo uma relação entre a constituição de histórias de vida e formação, atuando junto à escola pública, com vista à produção de novos sentidos para as vivências no interior da escola.

A presente proposta nasceu de uma experiência de pesquisa em estágio pós-doutoral, realizada durante o ano de 2019, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot – professor que atuou na Université Paris VIII e, que hoje reside no Brasil (Aracaju, SE), atuando junto à Universidade Federal de Sergipe, com a co-supervisão da professora Christine Delory-Momberger, da Université Paris 13 Nord, França. A partir daquela experiência consideramos e realizamos a oferta de um curso de especialização com base na teoria da Relação com o Saber à rede municipal de educação pública de Hortolândia, entre abril de 2020 e abril de 2021. Nele consolidamos nossos questionamentos iniciais e nos deparamos com a possibilidade de ampliação de nossos saberes sobre a escola pública. É hora de avançarmos e de ousarmos a patamares mais elevados nos questionamentos sobre as demandas da escola atual, suas exigências, suas fragilidades e seu potencial de ensino em um momento histórico em que a veiculação de informações, pelas mídias interativas e redes internacionais de comunicação, tende a fundir informação-saber-conhecimento em uma só definição, como se fossem apenas formas enunciativas de dizer o mesmo.

A proposta denominada Projeto Uma Escola-Outra (E-O) que descrevemos a seguir. O Projeto da (E-O) incorporará quatro subprojetos:

I – Escola-Outra (Projeto de Intervenção);

II – Curso de especialização em RcS e Biografização 

III – Ateliê Biográfico de Projetos

IV – Projeto de pesquisa